Imediações Praia de Iracema no Festival Concreto


Imediações Praia de Iracema é uma intervenção urbana que utiliza smartphones e tablets para criar um diálogo transversal entre artistas, a cidade e as diversas redes on-line e off-line formadas pelas pessoas que a habitam.


O projeto partiu do registro em áudio de histórias que aconteceram no bairro Praia de Iracema contadas por seus próprios moradores. Este bairro é uma área muito cobiçada pela especulação imobiliária. Esses áudios foram distribuídos para uma rede de artistas, que fizeram desenhos e ilustrações a partir das histórias narradas.

Os trabalhos criados como imagens estáticas ganharam movimento por uma rede de profissionais e alunos do audiovisual, de modo que as histórias fossem as trilhas sonoras das ilustrações animadas.

As animações foram devolvidas aos seus cenários do bairro por meio de Realidade Aumentada. Stickers espalhados pela Praia de Iracema e transformados em marcadores de RA dão acesso aos trabalhos audiovisuais através de um aplicativo usado no projeto. A intervenção urbana traz de volta as narrativas não oficiais sobre o lugar e, ao mesmo tempo, aciona redes de pessoas através da tecnologia de RA e da rede offline criada durante a produção do trabalho.

FICHA TÉCNICA

Concepção: Cesar Baio Claudia Marinho

Produção: Cesar Baio Claudia Marinho Mariana Gomes George Ulysses Beatriz Benitez Cecília Andrade

Animação: Kaique Andrades Sara Maria Marques Cecília Andrade Tratamento de som: Ayrton Pessoa

Ilustração: Matheus Costa Monica Rodrigues Caio Batista


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square